Estresse: como superá-lo no dia-a-dia

A rotina de um motoboy pode ser – e normalmente é – estressante. Jornadas duplas, trabalho aos finais de semana, trânsito caótico e prestação de serviço para empresas e aplicativos são apenas alguns dos desafios diários destes empreendedores. Por isso, nos momentos de pausa, é importante aproveitar ao máximo o tempo de descanso. Mas como fazer para “desligar” um pouco?

Em primeiro lugar, o principal é entender o que é, de fato, o estresse. Como só conhecemos o lado negativo desse sentimento, vale ressaltar que ele é essencial para situações importantes, que precisam de uma reação mais rápida. É o caso de momentos que exigem muito foco e atenção, como uma entrevista de emprego, fazer entregas ou até pilotar no trânsito caótico de São Paulo.

Por outro lado, no que diz respeito à sua influência negativa no corpo, o estresse é um estímulo físico que causa uma série de desconfortos físicos e emocionais. Isso vai das dores mais comuns em regiões como cabeça, costas e estômago, até o cansaço mental, trauma psicológico, tristeza e sono desregulado. Por esses e tantos outros motivos, é importante controlar o estresse para que apareça apenas nos momentos necessários.

Cada um tem sua preferência quanto a forma de descansar a mente e o corpo quando está em casa, então a lista de técnicas é extensa. Nós da Mottu queremos ajudar nosso principal parceiro – o motoboy – a encontrar o melhor caminho para equilibrar sua vida profissional e pessoal, aproveitando o melhor dos dois lados sempre com saúde e bem-estar, por isso selecionamos algumas dicas:

Dormir bem

Parece óbvio, mas uma boa rotina de sono é de extrema importância para uma vida mais saudável: física e mentalmente. Dormir mal muitas noites seguidas provoca, além de malefícios ao corpo, um estresse desnecessário no seu dia a dia, já que repousou menos horas do que precisava.

Portanto, o necessário para o corpo descansar minimamente bem é de sete horas em média, segundo Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Incor, em entrevista ao UOL. Porém, esse tempo pode variar em cada pessoa, sendo importante conhecer seu próprio corpo e suas necessidades para definir o seu tempo ideal.

Atividades físicas

A prática de esportes, seja qual for, é de extrema importância para a saúde e bem-estar de qualquer um. Desde caminhadas e alongamentos até jogar futebol, a liberação de endorfina (hormônio do bem-estar) na realização de atividades físicas faz com que a vida se torne mais alegre.

Assim, se estressar no trabalho deixa de ser um grande problema, tendo em vista todo o “descarrego” emocional que esportes promovem. Para estas situações, uma dica extra é a de realizar tais atividades após o expediente de trabalho, buscando o desestresse citado e uma melhor qualidade no sono.

Exercitar a mente

A prática de jogos e exercícios mentais, como meditação e palavras cruzadas, são aliados poderosos no caminho para uma mente menos estressada. Meia hora de concentração, silêncio e pensamentos positivos pode ser essencial aos que precisam se blindar de uma rotina caótica e cheia de estresse. Aos que desejam uma ajuda profissional, existe uma série de aplicativos gratuitos voltados à meditação guiada, como o Headspace ou Meditopia.

Além disso, jogos da infância como Sete Erros, Jogo da Memória e até charadas podem servir para exercitar a mente e, de quebra, promover maior bem-estar.

Distrações positivas

Ações como ouvir música, tocar um instrumento, dançar e até mesmo desenhar podem ser vistas como simples, mas contribuem muito para uma mente mais limpa e calma. Viajar, ler um livro, assistir filmes, jogar vídeo-game (moderadamente) e até se reunir com amigos são outras formas de descansar o consciente.

Seja qual for o método mais aplicável, é importante que todos os profissionais – principalmente os motoboys – entendam que, de vez em quando, é preciso relaxar um pouco para viver e trabalhar melhor. 

Nossa prioridade na Mottu, além de ajudá-los a ganhar mais dinheiro, é que isso seja feito da forma mais saudável possível. Ponha essas dicas em prática e viva melhor!

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